segunda-feira, 15 de março de 2010

Sendo Deus bondoso, porquê o sofrimento que há no mundo?

Sendo Deus bondoso, porquê o sofrimento que há no mundo?

Será que a existência de sofrimento no mundo contradiz a existência do Deus bondoso de que nos fala a Bíblia?

É perigoso usarmos uma lógica simplista quando abordamos assuntos desta natureza. Se alguém pensar que, porque existe o mal, não pode existir Deus, então poderíamos também afirmar que, porque existe o bem, necessariamente tem de existir Deus!

Páre e pense um pouco! - Quem causa sofrimento no mundo?

Por vezes lançamos sobre Deus a culpa do sofrimento que, de facto, é causado por nós, humanos! Alguns exemplos:

* Fome - Sabe que há recursos suficientes no mundo para alimentar devidamente todas as pessoas que existem no planeta, mas que aqueles que os possuem são cobiçosos demais para partilharem o que têm (em excesso) com o seu semelhante?
* Assassínio - É o homem que mata o seu próximo, não Deus - às vezes, pelas razões mais fúteis e com uma crueldade que não vemos, por exemplo, no reino animal.
* Catástrofes naturais - Hoje sabe-se que muitas dessas catástrofes são resultado do mau uso que os homens fazem da Natureza (caso da destruição da camada protectora do ozono, deflorestação, contaminação das águas, etc.). Até mesmo os terramotos são hoje mais mortíferos porque derrubam edifícios e pontes construídos de forma barata, sem a necessária segurança. Por culpa de quem? Da ganância dos que os construíram...
* Doenças - Sabe-se que muitas formas de cancro são provocados pela poluição atmosférica e por alterações indevidas da cadeia alimentar, para além de opções discutíveis de estilo de vida (como a promiscuidade sexual).

Além disso:

Talvez você diga: «por que não remove Deus da terra toda a forma de mal, se Ele tem poder para tal?». Mas, se Deus simplesmente eliminasse todo o mal, incluindo as pessoas que praticam algo que Deus considerasse ser mal, quem sobreviveria?

Pense: que tipo de mal deveria Deus remover? Os assassinos apenas? Ou os violadores? Ou também os ladrões? Mas, e se for um assassínio involuntário? Ou um roubo feito por alguém com fome? Afinal, o que é o mal?
Para Deus, não há dúvidas sobre o que é mal e o que é bem. Ele governa o Universo com uma Lei que é clara. Os Dez Mandamentos expressam de forma clara o que para Ele significa fazer o bem ou o mal.

Quer saber uma coisa? Segundo essa Lei, você e eu somos agentes do mal. Na Bíblia está escrito: «Não há um justo, nem um sequer» (Romanos 3:10). Isto é: se Deus eliminar o mal do mundo, você será também eliminado. De facto, o único problema do mundo somos nós, os seres humanos. Bastaria que nós desaparecêssemos para o mal desaparecer da terra...
Mas Deus tem uma outra solução!

Quando Deus criou todas as coisas, não havia sofrimento no mundo. Deus criou o ser humano com livre arbítrio, isto é, deu-lhe liberdade para fazer as suas escolhas. Liberdade implica que Deus, embora tenha alertado para as consequências de uma escolha errada, não condicionou o homem a escolher o bem. Infelizmente, o homem escolheu mal.

Ainda assim, Deus ama o homem de tal forma que, em vez de simplesmente o eliminar, planeou uma forma de o salvar (João 3:16). Esse plano passa pela vinda à terra do seu Filho, que se fez homem em Jesus de Nazaré e levou sobre si a culpa de todo o mal dos homens.

Este é o amor de Deus: o único homem que alguma vez existiu que nunca fez mal na sua vida, Jesus Cristo, assumiu a nossa culpa e tornou possível um novo mundo onde o mal não mais estará presente. Essa nova criação já está em curso, mas ainda não se revelou completamente. Quando essa nova criação chegar à sua plenitude (com o reino de Cristo sobre tudo o que existe), o mal será eliminado. A Bíblia diz (Apocalipse 21:1, 4): «E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. (...). Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Finalmente a verdade é dita na TV Americana.

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:



'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'

Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.

Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.


Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.
Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'

Nenhum comentário:

Postar um comentário