segunda-feira, 15 de março de 2010

O que faz da Bíblia um livro tão especial para os cristãos?

A Bíblia revela-nos Deus
A Bíblia é o livro mais traduzido, editado, citado e lido de todos os tempos. Mas é mais do que isso: a Bíblia é Deus falando ao homem.

A Bíblia apresenta-nos um Deus como uma Pessoa viva que comunica com os homens. Por isso, precisamos de ultrapassar a ideia popular do deus impessoal e inatingível, que criou o universo e depois o abandonou, o deus que ninguém pode conhecer. Deus não só não nos abandonou como Ele pode e quer ser conhecido!

A Bíblia é a mensagem desse Deus vivo endereçada à humanidade, uma mensagem coerente e que pode ser entendida - e não uma peça de literatura antiga, que só especialistas podem interpretar.

Nessa mensagem, Deus não apenas fala sobre si mesmo (isto é, se auto-revela), como fala sobre e para nós, seres humanos, dando-nos respostas para as grandes perguntas da vida: Quem somos nós? De onde vimos? Para onde vamos? Como podemos ser felizes? A morte é o fim, ou há mais alguma coisa?

Mas não foi a Bíblia escrita por homens? Sim, mas Deus fez com que estes escrevessem o que Ele queria. Por isso podemos dizer que a Bíblia tem muitos escritores (cerca de 40), mas um único Autor, que inspirou esses homens de forma sobrenatural. Por isso dizemos que a Bíblia é a Palavra de Deus.
Mas você não precisa de acreditar em tudo isto para começar a lê-la. Abra as suas páginas e veja por si mesmo!
Evidências de que a Bíblia vem de Deus

Há certas características da Bíblia que nos impedem de a considerar um produto do engenho humano e que nos levam a atribuir a sua autoria a Deus.

1.
A sua impressionante unidade
Sabemos como duas pessoas são capazes de discordar sobre questões simples de entendimento da vida. A Bíblia aborda as questões mais controversas da existência humana. Seria natural encontrar nela perspectivas diversas e até contradições, sobretudo se tivermos em conta que foi escrita ao longo de aproximadamente 1500 anos, por cerca de 40 diferentes autores, de muito diversas culturas, idades, línguas e profissões.

COMO EXPLICAR A UNIDADE DA SUA MENSAGEM?! Somente atribuindo-a a um mesmo autor: o Deus vivo e verdadeiro, inspirador da Bíblia.
2.
A sua credibilidade histórica e científica
Um número cada vez maior de descobertas da arqueologia e da ciência comprovam a autenticidade do relato bíblico. Por exemplo: foram recentemente descobertos o famoso "túnel de Ezequias" e o "tanque de Betesda", de que Jesus fala nos evangelhos. Povos que a Bíblia menciona e cuja existência se desconhecia têm vindo à luz, confirmando a Bíblia.

Embora não seja um livro de ciência, a Bíblia é surpreendentemente correcta do ponto de vista científico. Por exemplo: Isaías (cerca de 600 anos antes de Cristo) refere-se à Terra como um «globo», quando a própria ciência só descobriria isso muitos séculos depois.
3.
A precisão das suas predições proféticas
Talvez a evidência mais extraordinária de que a Bíblia vem da parte de Deus é a PROFECIA. Sabia que cerca de 30% da Bíblia é constituída por profecia? As profecias bíblicas são minuciosas e exactas no seu cumprimento.

Há exemplos notáveis, como a predição do profeta Isaías sobre um rei, chamado Ciro, que daria autorização oficial para reconstruir o Templo de Jerusalém. A questão é que, quando Isaías profetizou, o Templo não havia sequer sido ainda destruído! Cem anos depois, o exército de Babilónia de facto destruiu o Templo. Mais tarde, os Persas vieram a conquistar o império babilónico e um rei, chamado Ciro, promulgou um decreto autorizando a reconstrução do Templo em Jerusalém. Isto aconteceu cerca de 160 anos depois de Isaías ter profetizado, cumprindo ao pé da letra a predição do profeta.

Centenas de profecias deste tipo são encontradas na Bíblia - algumas que se cumprem nos nossos dias. Como pode isto acontecer, se não por revelação divina?

Todavia, o exemplo mais claro de cumprimento da profecia bíblica é o das profecias a respeito do Messias, muitas das quais Jesus Cristo cumpriu, aguardando-se para breve o cumprimento das restantes (aquando da sua segunda vinda). Dada a importância destas profecias, iremos abordar este tópico noutro artigo.

Conclusão
A fé verdadeira não está fundada em tradições humanas, mas na Palavra de Deus. Ela é a Rocha firme da fé.

Jesus disse que poderíamos edificar a nossa casa sobre a Rocha ou sobre a areia. Areia é fragmento de rocha: muitas pessoas citam pedacinhos da Bíblia, por vezes para justificar a sua forma preconceituada de encarar as coisas de Deus. Mas falham em entender o projecto global que a Bíblia encerra - a Rocha.

A diferença é que, como Cristo explicou, quando a tempestade vem, a casa sobre a areia desaba. Mas a casa sobre a Rocha permanece. Por isso, amigo leitor, é importante que você não creia em qualquer coisa (isso não é fé verdadeira), mas creia de todo o coração, em inteira confiança, naquilo que Deus nos revela na sua Palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário