segunda-feira, 15 de março de 2010

Podemos saber que Deus de fato existe?

Podemos saber que Deus de fato existe?




A Bíblia não tenta sequer provar que Deus existe. Aliás, a única vez em que nela se menciona a existência de Deus é para dizer: «Diz o néscio (o ignorante) no seu coração: não há Deus».

Há no entanto muitas evidências que apontam para o facto de que existe Deus. Veja três delas a seguir...

1. O Universo
Há apenas três opções para explicar a existência do Universo:

a) Criou-se a si mesmo - o que é ilógico, uma vez que teria de existir previamente para se criar a si próprio; nesse caso, já existiria e não precisaria de ser criado!

b) É eterno - o que vai contra todas as descobertas científicas sobre o Universo. Crer nisso é um autêntico salto no escuro, uma vez que não há qualquer evidência científica que apoie essa ideia.

c) Um ser eterno, poderoso e não gerado por alguma outra causa, criou o Universo a partir do nada. A evidência científica aponta para o facto de o Universo ter vindo à existência a partir do nada e que isso ocorreu com uma grande velocidade. Esta terceira opção, que sugere que existe um Criador, é a explicação mais lógica sobre a existência do Universo.

2.Propósito

O Universo foi feito de uma forma intencional, com um desenho que visa um propósito bem definido. Se olhássemos para este simples facto sem preconceitos, assumiríamos com naturalidade a existência do Ser inteligente que o projectou.

Imagine que, no cimo de um monte, nos deparamos com uma série de pedras colocadas numa posição tal que juntas formam a palavra «AMO-TE». Seria natural concluir que alguém inteligente preparou intencionalmente aquelas pedras de forma a comunicar esta mensagem a alguém.
3.Princípios morais absolutos

A única explicação para a distinção absoluta entre o que é certo e o que é errado é a existência de um agente exterior (Deus) que estabelece o que é certo e errado. Alguns princípios morais são culturais e relativos, mas muitos são considerados absolutos e indiscutíveis.

Todos vivemos as nossas existências baseados em valores absolutos. Mesmo os que tentam negá-los em teoria provam-no através das suas vidas. Princípios absolutos sobre o certo e o errado levam-nos a pressupor um padrão ou uma lei exterior ao homem, isto é, levam-nos a pressupor a existência do Deus que nos deu sensibilidade moral para distinguir, na vida do dia-a-dia, o que está certo do que está errado.

Estes factos não "provam" a existência de Deus, mas tornam a sua existência como a explicação mais lógica e plausível.

Mesmo que houvesse apenas uma possibilidade muito remota de que Deus exista, deveríamos procurar saber mais sobre Ele. A nossa vida presente e o nosso futuro eterno podem depender do que esse Deus tem reservado para nós.

De fato, conhecer a Deus é como conhecer uma pessoa: é preciso ter com Ele um encontro pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário