quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Parábola da Pérola

3.6.2 - Parábola da Pérola – Mateus 13:45-46

45 Outrossim, o Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas;
46 e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.


A descoberta do Conhecimento de Jesus.
O Senhor Jesus nesta parábola fala da maneira como ele seria conhecido. Isso iria se dar à semelhança do que acontece com o cultivo de pérolas.
O cultivador de pérolas desce na profundidade das águas e, ao encontrar a ostra, abre-a e coloca dentro dela um elemento irritante: um grão de areia, por exemplo. A partir dali a se inicia um processo por parte da ostra de expulsão desse elemento irritante. Esse processo é de dentro para fora. A pérola é formada como resultado desse processo.
Tempos depois o cultivador desce novamente na profundidade das águas para buscar boas pérolas. A boa pérola é encontrada na forma como a ostra lutou para expulsar o elemento irritante. Quanto mais luta ela travou nesse processo, mais preciosa foi perola gerada no interior dela.
A parábola diz que esse homem encontrou UMA pérola de grande valor. Tão grande era o seu valor que foi preciso ele vender tudo o que tinha, porque o que ele possuía não tinha o valor daquela perola. Eram apenas perolas sem valor.

Aplicação da parábola: o conhecimento de Jesus se dá exatamente assim:
O homem que conhece a pérola de grande valor é o Espírito Santo, porque somente Ele é que revela Jesus. Se o Espírito Santo não revelar Jesus, o conhecimento de Jesus será apenas teológico ou filosófico, ou até mesmo meramente religioso.
Jesus é gerado no nosso interior através de m processo que se chama santificação. Quem opera essa santificação em nós é também o Espírito Santo, porque é de dentro para fora.
O elemento irritante é o pecado e, é na medida em que lutamos contra o pecado que Jesus é gerado nos nossos corações. Quanto mais lutamos, mais preciosa é a geração de Jesus dentro de nós.
Esse processo se iniciou em nós, através do Espírito Santo que nos convenceu do pecado, da justiça e do juízo. Porém há um dia la na frente em que novamente somos visitados pelo Espírito Santo. É quando somos batizados com o Espírito Santo. Aí é que preciosidade da perola será totalmente evidente em nós. Foi encontrada somente UMA perola de grande valor, porque Jesus é o nosso único salvador. Além disso, o Espírito Santo revela somente Jesus.



"Vendeu tudo que tinha". (Mt. 13:46b)
É a troca de valores, pois o cristianismo tradicional sempre pregou muitos salvadores. Um santo para cada necessidade do devoto. Contudo não passam de perolas sem valor.
Na parábola da pérola, as perolas sem valor representam os valores materiais da religião: os salvadores por ela apresentados e os vários meios de salvação. A pérola de Grande Preço é na verdade, o Senhor Jesus, o único e suficiente Salvador.

Fonte: http://www.radiotrombetas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário