quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MEFIBOSETE

MEFIBOSETE
II Sm 9:7 - “Não temas, disse-lhe Davi, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.”

Introdução:
Mefibosete era filho de Jônatas, neto de Saul. Quando 5 anos de idade sua ama o deixou cair dos braços numa fuga, ficando ele aleijado de ambos os pés.
Vivia no exílio quando foi chamado pelo rei Davi, por causa de pacto que havia feito com Jônatas que iria usar de benevolência com sua família.

Desenvolvimento:
Hoje o chamado continua, pois o Senhor quer usar de misericórdia para com todos os homens, inclusive - no caso do texto - com pessoas deficientes. O Senhor quer alcançar os deficientes.
Mas não é o fato de ser deficiente que o levou a receber a bênção, mas o seu coração.
Mefibosete vivia além do jordão – fora de Jerusalém, fora da presença do Senhor. Como muitos deficientes hoje. Da casa de Saul (religião).
Quando foi chamado disse ao rei que não passava de um cão morto – mostrou humildade diante do rei. Isso é essencial para ser abençoado, reconhecer nossa condição de pecador diante de Deus, reconhecer que sem eles estamos mortos nos nossos pecados e delitos.
A palavra de Davi era de lhe restituir suas terras - O homem quando não faz parte do reino de Deus, perde tudo que é valioso. Perde os bons costumes, perde a moral, a honestidade, o valor ao lar e ao casamento, o respeito aos pais e às autoridades e, enfim, a consideração pelo próximo. “O amor de muitos se esfriará”. O homem muda de vida. Isso o Senhor quer fazer também na vida dos deficientes que estão se achegando para a Obra, conhecendo a nobreza do reino.
Mas quando tem um encontro com Jesus (tipificado aqui por Davi), tem os seus valores restituídos. E como se não bastasse, ele passou a comer pão à mesa do rei todos os dias – o homem começa a ser sustentado pela Palavra, por Jesus (o pão da vida). Passa a ter acesso à presença do Rei Jesus, intimidade para falar com ele todos os dias.
Restituir as terras, são as bênçãos materiais e comer pão à mesa, são as bênção espirituais. “Darei cem vezes ainda nesta vida e no porvir a vida eterna.”

Conclusão:
Mefibosete mostrou sua constância depois quando Davi saiu, momentaneamene, de Jerusalém por causa de Absalão. E a experiência nos traz constância diante do Senhor e da Obra.
A palavra Mefibosete significa: quebrador de ídolos. Quando o homem come pão à mesa do rei, passa a entender que o Senhor tem que estar em primeiro lugar na sua vida, e assim tudo mais que toma o lugar do Senhor é idolatria e, portanto, desagradável ao Senhor.
Temos também o exemplo de Jacó que passou a mancar de uma perna, pois o caminhar daquele que tem um encontro com Deus nunca mais é o mesmo e isso hoje se repete.
O Senhor tem esta experiência aos seus servos neste momento do Trabalho com os Deficientes em especial, para alcançá-los de igual forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário